quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A JULIETA ENSINA: PAP de lã Pompom

Oi Gente!
Pra quem, como eu, teve dificuldade em começara tricotar com lã pompom, fiz esse PAP meio mais ou menos pra explicar melhor.

Bom, aí vai:




Eu Trabalho com agulhas 4,5 (ou 4 1/2), acho que fica mais fácil do que com a 14 que é indicada no rótulo da meada
A meada do fio Pompom da Círculo, todo mundo conhece, né? 











1º. Para colocar a linha na agulha:
Dá um nó entre as duas primeiras bolinhas:

Você faz um "e" com a linha e encaixa na agulha, tomando o cuidado de trançar a linha para que não solte:
Dá pra colocar 2 pontinhos entre as bolinhas.

2.  O trabalho é feito todo em tricô (pode ser também em meia se você quiser)
Mas sempre seguindo o mesmo ponto na frente e no verso, que é para o trabalho ficar fofinho. Trabalha dois pontos e pula uma bolinha:


O arremate é mais chatinho e tem duas forma de fazer:
Um é o tradicional:
Trabalha 2 pontos juntos (em meia ou tricô) e devolve para a agulha 1 ponto - devolve para a agulha da mão esquerda. Repete esta sequência, sendo que para este fio, a cada dois pontos trabalhados pula uma bolinha.

O outro método eu não me adaptei muito bem.
Consiste em passar o 2º ponto dentro do 1º, solta o 1º e devolve o 2º para a agulha (da mão esquerda).
Eu achei que esta forma não dá um acabamento muito bonito.

Importante:
  • Se for utilizar menos de uma meada para o trabalho, dê dois nós entre o ponto de corte. Isso porque este fio desmancha de uma forma descontrolável e irreversível. Experiência própria.
  • Se for juntar as duas meadas, tome cuidado para manter a característica de dois pontos entre as bolinhas.
  • Para saber que está ficando certo, todos os pompons ficam alinhados.

Qualquer dúvida, me escrevam.



Beijinhos apertados de Julieta!


** Julieta viciou na lã pompom e vai fazer um colete agora!


Um comentário:

Soraia Melo disse...

Otima aula Ju, obrigada!